Saiba+
Dizer adeus ao aluguel e conquistar o sonho do apartamento novo ou investir em um imóvel para patrimônio e alugar […]
Dizer adeus ao aluguel e conquistar o sonho do apartamento novo ou investir em um imóvel para patrimônio e alugar para inquilinos, é uma decisão importante na vida de qualquer um. Por isso, surgem algumas dúvidas na hora de escolher o que melhor se adapta à cada situação e ao bolso. E, para te ajudar, queremos responder a uma das questões que surgem quando decidimos comprar um apartamento.
Comprar apartamento pronto e na planta tem lá suas vantagens. Claro, tudo depende do que você quer e precisa no momento. Seja pelo alto valor investido ou pelo fato de se ter um endereço sempre fixo, a aquisição de um imóvel requer muito planejamento e reflexão (leia mais em nossa matéria O melhor momento para comprar um apartamento).
E se tratando de imóveis novos, será que comprar um apartamento pronto é mais vantajoso? Ou acompanhar a construção e esperar terminar é o melhor negócio? A verdade é que não há uma resposta correta. Entretanto, todo cuidado é pouco antes de preparar os documentos e assinar o contrato.
Para te auxiliar na decisão, abordaremos as principais diferenças entre as duas opções.
O apartamento na planta, como o nome sugere, é aquele que ainda não foi construído, ou seja, sua negociação é feita antes do início das obras e envolve 2 partes, interessado e a Palme.
As condições de pagamento de um apartamento na planta podem ser bem vantajosas, por isso, muitos optam por esta opção. Neste caso, é preciso arcar com a entrada somada às parcelas mensais. Além disso, o valor do sinal é menor quando comparado ao imóvel pronto.
A flexibilidade do pagamento é outro ponto positivo do imóvel na planta. Se pretende investir em um apartamento que ainda não foi construído, saiba que não é preciso ter todo o valor em mãos, mas se tiver uma alguma quantia guardada, é um ponto positivo para investir.
A vantagem de se adquirir um imóvel ainda na planta, no que diz respeito a documentação, é que esta parte é menos burocrática. Isto porque a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo. Outra vantagem é a de que o imóvel sendo novo, não envolve terceiros, como no caso de um imóvel usado. Assim, a transação ocorre apenas entre interessado e construtora, sendo menos preocupante.
Caso queira comprar um imóvel na planta, o cliente tem mais liberdade para decorar o imóvel da forma que planejou e fazer mudanças como, por exemplo, quebrar uma parede para ampliar um cômodo, desde que o projeto do imóvel permita que isto ocorra. Além disso, existem situações em que o design do interior fica por sua conta, é possível escolher a pintura do seu futuro lar e demais outros agregados da arquitetura e visual.
Aqui na Palme, disponibilizamos para nossos clientes um atendimento único e personalizável, um upgrade que você consegue fazer no seu apartamento com nosso time de inovação e arquitetura. Profissionais qualificados para orientar e fazer com que seu lar tenha a sua cara: como e da forma que preferir.
O apartamento pronto, por sua vez, já foi construído. Logo, neste caso, o processo de compra e venda envolve até três partes: incorporadora, pessoa interessada em adquirir o bem e imobiliária.
O apartamento pronto é ideal para quem está com pressa de se mudar e sair do aluguel. Afinal, sabemos que alugar um imóvel não é um investimento, já que, não teremos o valor investido de volta. Portanto, se pretende mudar o quanto antes, saiba que um imóvel pronto é a escolha certa para você.
Uma grande vantagem do imóvel pronto é, justamente essa, ele está pronto. Sendo assim, é possível visitar o local para avaliar suas condições de uso, estrutura, sua decoração, e até mesmo a mobília disponível (aqui na Palme contamos com nossos projetos para que você o adquira em “porteira fechada”, ou, com tudo que está dentro do decorado: móveis, eletrodomésticos, decoração e afins).
Além disso, já conseguimos ter uma noção de possíveis mudanças e reformas no imóvel e começar a planejá-las. Outros critérios que podemos analisar durante a visita é a vizinhança e, claro, a segurança do empreendimento.
No caso de um apartamento pronto, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para dar um sinal no imóvel e as demais prestações podem ser financiadas junto a uma instituição bancária. Mas, vale ressaltar que, os bancos pedem em torno de 20% a 30% do valor do imóvel para liberar a aprovação deste crédito imobiliário.
Resumo rápido para se comprar um apartamento na planta ou pronto:
Caso você ainda esteja com alguma dúvida em relação a adquirir um imóvel na planta ou já pronto, a Palme conta com um time de especialistas, preparados para sanar qualquer dúvida com relação aos nossos empreendimentos, além de te ajudar na escolha exata do que melhor atenderá seu perfil.
Assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos.
Até breve! 💚